A sobriedade está relacionada à virtude da rijeza, e sua importância é cada vez maior, pois tanto pais como filhos estão acostumados a ter de tudo.

Aspectos importantes para se viver a sobriedade:

Lutar contra os caprichos: Controlar o desejo imoderado de guloseimas, refrigerantes, e comer fora de hora. Ensinar o adolescentes a controlar o dinheiro que possui, não gastando-o porque sentiu-se inclinado a tomar um sorvete fora de hora. É preciso incutir no adolescente o sentido de sacrifício, que o fará mais forte e rijo.

Comer de tudo: Comer de tudo o que é servido, e não apenas o que gosta, seja em casa ou na escola. Aprender a controlar-se e não comer desproporcionalmente. Sugerir, desde pequenos, que aprendam a controlar-se.

Televisão e demais telas digitais: Infelizmente é cada vez mais comum que os adolescentes fiquem passivamente durante horas diante de telas digitais. Isso acontece muitas vezes porque os próprios pais mantém, por exemplo, o televisor ligado a todo momento. Além de desordem pessoal, e de se arriscarem a ver programas ou publicidades imorais, é uma grande perda de tempo, pois este deve ser empregado em atividades mais nobres e enriquecedoras, tal como a literatura, aprendizado de algum instrumento musical…

Cuidado das coisas materiais: Ensinar os adolescentes a cuidar dos objetos pessoais e familiares. Os pais não devem repor no lugar aquilo que o adolescente desordenou. E se quebrou algo, deverá pagar com sua mesada ou com o dinheiro do presente que pretendia ganhar. Devem encapar os livros e a não escrever ou sublinhar neles, a fim de que outros possam utilizá-los. Consertar os objetos que se quebraram é um bom serviço aos demais.

Moderação no uso de objetos: O autocontrole no uso de games, redes sociais e músicas fortalece a vontade do adolescente, que não se transformará em marionete de seus sentimentos e paixões.

O Autor

Gostou deste Boletim?

Se puder contribuir com nosso trabalho, envie sua contribuição para o PIX: