Esta virtude compreende muitos aspectos:
1 – Generosidade com Deus: Todas as criaturas dependem de Deus e a Ele devemos oferecer toda a nossa vida e tudo quanto fazemos. Para isso, é necessário ser muito generoso com o tempo, e ensinar o adolescente a dedicar alguns momentos diários (10 minutos, por exemplo) exclusivamente para Deus, conversando com Ele, pois isso se chama oração ou meditação. Com isso, aprenderão a oferecer a Deus tudo o que fazem: estudo, esporte, encargos familiares, momentos de diversão… Assim, saberão viver sempre diante de Deus e tê-Lo como Pai, e oferecer a Ele pequenos sacrifícios, por exemplo, cumprindo os horários de estudo, lutar para ganhar outras virtudes.
2 – Ajudar aos demais: desprender-se do tempo pessoal para ajudar os pais, irmãos, amigos e colegas, prestando-lhes as ajudas que necessitam, e fazendo isso sem chamar a atenção, mas de modo alegre e delicado, evita egoísmos e preocupação demasiada consigo próprio. A generosidade é causa de alegria, e o egoísmo ‘e causa de tristeza.
3 – Espírito de serviço: em casa, na escola, com os amigos. Em casa, a generosidade se manifestará em primeiro lugar ajudando os pais e cumprindo com alegria e sem queixas o que eles solicitem. Trata-se de assumir encargos para o bom andamento do lar, e cumpri-los sem necessidade de que fiquem cobrando para serem feitos. Os pais devem dar encargos aos filhos, para que se sintam responsáveis para a ordem e o bom andamento do lar, que com a ajuda de todos será um ambiente limpo e alegre. Pontualidade, escolher o menos cômodo ou agradável em favor dos outros, aceitar os planos dos demais…
4 – Compartilhar as coisas pessoais: lanche, emprestar os objetos pessoais, entre outras iniciativas, demonstra um coração desprendido, que não reserva nada para si próprio, e que foge do egoísmo de ter as coisas apenas para si mesmo.
5 – Generosidade com o dinheiro: Acostumar os filhos desde pequenos a dar parte do que recebem para os pobres, obras de misericórdia, orfanatos, comunidades pobres. Muitos brinquedos em bom estado que já não são utilizados, podem ser doados para crianças que não os possuem.