Brincadeiras

Brincar é o trabalho da criança. Mas isso não se confunde com o lançar-se sobre o sofá e jogar videogames a tarde toda, como recurso para matar o tédio do mundo real. A brincadeira deve ser a realização de uma tarefa que a criança faz com o coração, colocando nela a imaginação e a criatividade. A criança que passa horas concentrada em montar um castelo de lego ou armando uma cabana de lençol entre os móveis da sala, usa criativamente a imaginação e faz descobertas vivenciais. Quando as crianças brincam dentro da realidade ganham capacidade de observação, atenção, gosto pelo entorno e pela natureza, interação com as demais pessoas ao seu redor, entre outros muitos benefícios.

A criança que passa a depender da superestimulação artificial das telas, se acomoda e não é capaz de se encantar ou admirar-se com nada mais, pois deseja apenas retornar à hiperatividade das tecnologias, onde muitos desenhos tidos como “infantis” mudam de cena a cada oito segundos (7,5 cenas por minuto), o que não acontece no mundo real da criança.

Seguem algumas sugestões que estimularão a criança a ser protagonista de suas brincadeiras, pois o botão deve estar dentro dela e não em aparelhos eletrônicos:

Crianças pequenas não precisam de carrinhos eletrônicos, pois se divertem com tesouros feitos de garrafas pets com pequenos objetos dentro, latinhas, carretéis vazios, tubos de papel celofane. Sejam criativos com as crianças.

Não seja provedor de brinquedos caros!


A Prô Amanda ensina crianças não alfabetizadas, a partir dos 3 anos, a fazer uma dobradura com várias faces, tendo em cada dobra o desenho de uma expressão facial que a criança deverá imitar: alegre, triste, surpresa, envergonhada…

Brincadeira: Dobradura Como-Come ou Abre-Fecha


A Cris mostra um simpático jogo feito com cartolina cortada em pequenas figuras geométricas e pintadas com lápis colorido. Depois, com pregadores e feltro monta a atividade

Para crianças de 3 a 5 anos


A Larissa Sampaio explica que as cores são muito abstratas para o cérebro da criança distinguir até os dois anos. Até essa idade é interessante ir apresentando as cores. O processo é cumulativo e, a partir dos dois anos, passará a distingui-las.

Reconhecer as cores é um processo cumulativo.


Com cartolinas coloridas cortadas em círculos, a criança irá brincar de colocar botões no círculo da cor correspondente, e também aprenderá a pronunciar o nome da cor.

Aprendendo a diferenciar as cores

Para crianças a partir dos 2 anos


Lucas Neto apresenta cinco brincadeiras de sala: passar por baixo da corda, esconde-esconde, jogar bafo ou figurinhas, pega-pega…

5 brincadeiras divertidas para sala. Todos podem participar: crianças, pais, tias, avós


Tempojunto apresenta 10 brincadeiras: com bexigas e lençol, rolos de papel higiênico vazios, trem desgovernando, garrafas plásticas, reação química com refrigerante cola, etc.

10 jogos para crianças de 5 e 6 anos


A Patrícia, do Tempojunto, apresenta brincadeiras de fazer o ovo descer na jarra e subir sozinho, mini-golfe de lençol, mapa da viagem, corre-cotia, dançar na chuva, pratinho e pregadores, máscaras, entre outras.


10 brincadeiras para 4 e 5 anos

A criança de 4 e 5 anos gosta de perguntar e vivenciar coisas novas


Patrícia Camargo faz um sapo com copo de papel (não de plástico) descartável e elástico.


Sapo que pula


Brincadeiras simples que ajudam no desenvolvimento neuro-psíquico-motor dos bebês, além de interagir com eles. Os filhos de mais idade também podem ajudar a entreter o bebê.

Brincadeiras para bebês de 6 a 12 meses



O Momento Mãe apresenta várias brincadeiras que divertem a crianças de 9 a 12 meses, ao mesmo tempo que trabalha a memória e o controle motor delas.

Atividades para bebês de 9 a 12 meses