Os pais e a vida familiar são fundamentais e insubstituíveis na formação da consciência moral, no desenvolvimento da autonomia pessoal, na formação das atitudes radicais dos filhos perante a vida e no desenvolvimento da verdadeira liberdade deles, que é uma conquista gradual da própria formação que recebem;
A atitude de confiança deve empapar todas as relações com a criança; A educação através do carinho é mais fácil e eficaz;
Atitude dos pais: otimismo (outorga confiança), simpatia (torna atrativa a pessoa do educador), consideração e apreço (faz a criança sentir que possui qualidades), compreensão (evita os estereótipos ou etiquetas que humilham a criança), aceitação do modo de ser da criança (isso não significa aprovar os defeitos ou deixar fazer o que quiser), mais elogios e menos críticas (não ser resmungão, que cria na criança a sensação de fracasso); acreditem nos filhos;
Pense nos filhos não como são agora, mas como querem que se tornem e trabalhem em função disso. Cada filho é único e irrepetível, e precisa ser educado de um modo pessoal. Conheça o seu filho e ajude-o a desenvolver todo o seu potencial, apoiando-se principalmente nos seus pontos fortes;
Em educação se deve chegar antes; todo problema tem conserto: estude-o;
Educar positivamente é atuar com carinho quando seu filho está em “disposição positiva” por ter feito algo bem-feito. Não se esqueça de reconhecê-lo. Esforce-se por atuar assim até isso se tornar um costume;
O desenvolvimento das capacidades dos filhos influencia mais na educação do que a herança genética;
Educar hoje é diferente de como se educou ontem. Basear-se apenas na experiência já não é suficiente: leia livros de educação do comportamento infantil;
Tenha um projeto de vida completo para seu filho que desenvolva sua saúde física, intelectual e moral, a fim de que saiba fazer uso da sua liberdade com responsabilidade;
Surpreenda seu filho todos os dias: quando este fizer algo bem-feito reconheça, elogie e anime-o. Os pequenos êxitos motivam o esforço;
Preste atenção às ações boas de seus filhos e reconheça-as para reforçá-las no subconsciente deles como ação boa que deve ser repetida;
Não premie com coisas materiais para não transformar seus filhos em pessoas materialistas e consumistas, e pouco virtuosas;
Ajudem os filhos a reconhecerem os próprios defeitos; mantenha conversas frequentes com os filhos, com objetivos concretos de melhora pessoal;
Fomente o gosto da criança para bens que não sejam apenas a posse de objetos: leitura de livros infantis; filmes com valores humanos; aprender a apreciar a boa música; aprender um instrumento musical; vá ao teatro infantil, mas informe-se antes de que a mensagem da peça não seja contrária aos seus valores; participe de saraus, que são atividades lúdicas e recreativas para apresentação de músicas, recitação de poesias, leituras de livros ou outra atividade cultural.;
Visite com a criança exposições de quadros ou esculturas (transforme isso num jogo de encontrar o que viram antes no site do museu. Pergunte sobre o quadro que ela mais gostou, sem demonstrar que teve ou não bom gosto porque o estilo não agradou a você. Pergunte a ela como o pintor poderia também ter apresentado a cena. Ao fixar a atenção nas pinturas, a criança desenvolve o senso de observação para os detalhes e o espírito de contemplação;
Seja firme diante da insistência da criança quando pede brinquedos, porque ela não sabe o que é melhor para si mesma. Não acostume-a com presentes fora de época, mas apenas nas datas especiais: aniversário, Natal ou outra ocasião que julgue importante.
Faça para a criança brinquedos de madeira ou embalagens vazias, pois ela terá carinho especial por aquele que o pai ou a mãe fez para ela;
Antes de ir ao supermercado, combine com a criança sobre os produtos que irão comprar, e o quanto poderão gastar. À medida que um produto vai para o carrinho, faça a conta de subtração junto com ela. Peça a ajuda dela para pesquisar nas prateleiras os produtos mais em conta;
Programe um passeio mensal para passar o dia fora, a fim de que a criança aprenda a contemplar a natureza: excursão pelo campo para fazer trilhas; chácaras, sítios ou fazendas temáticas com exposição de flores ou plantas; represas; parques; jardim botânico. O zoológico é muito atrativo para as crianças;
Os pais devem encorajar as crianças a perseverarem no cumprimento das tarefas chatas, a não serem lamurientas e a não fugirem do esforço a realizar;
Para que sejam solidárias e preocupadas com os demais, devem cumprir os encargos que no lar foram atribuídos a elas, com a finalidade de manter a casa limpa e ordenada para o conforto e bem-estar de todos. Se obrigadas a refazerem a lição de casa ou a tarefa do lar malfeita, as crianças aprendem a se empenharem desde o início para realizar bem suas responsabilidades;
Crianças que sabem jogar com iniciativa, também saberão estudar e trabalhar;
Fomente as virtudes nos jogos e nos esportes;
A maior parte dos problemas dos filhos podem ser detectados antes de se tornarem problemas;
Um problema concreto se pode corrigir com um ideal de ordem superior. Potencie a virtude oposta ao vício correspondente;
Os filhos têm capacidade para entusiasmar-se por ideais de vida verdadeiros, e esta capacidade deve ser fomentada;
A escolha do bem torna à pessoa mais livre e evita que a vontade adoeça;
A vontade cede diante de razões poderosas e verdadeiras;
O bom exemplo é a base de uma boa educação;
O exemplo de esforçar-se para melhorar já é um bom exemplo;
Cada cônjuge deve ajudar a que o outro tenha prestígio (elogie o outro cônjuge, na ausência dele;
Para os pais, a educação dos filhos é um objetivo. O trabalho profissional é um meio, não um fim. Dedique tempo aos seus filhos;
A educação é um processo de formação contínua;
O aprender a educar melhor também é um processo de formação contínua;
A educação é uma arte e uma ciência, e toda ciência se aprende com esforço;
Tudo o que vale a pena custa esforço: vale a pena aprender a educar melhor;
Quando você se esforça para educar melhor, o primeiro a melhorar como pessoa é você;
Em educação ao prestar demasiada atenção aos vícios, tende-se a aumentá-los: preste mais atenção à virtude contrária que o problema será resolvido;
Ter “Planos de “Ação” concretos para levá-los à prática com os filhos;
Os melhores “Planos de Ação” são os que potenciam atos positivos;
As pessoas necessitam em sua vida desenvolver três projetos, que hão de caminhar paralelamente, unidos em um projeto pessoal de vida: saúde física, intelectual e moral;
Exige pouca obediência, mas exija-a no fundamental;
O amor é a base da educação; estude as motivações que o fundamentam;
A medida disciplinar deve ser a via necessária para reparar um mau comportamento, e não um capricho dos pais. Não teria sentido uma disposição que impedisse de fazer algo bom e útil como realizar exercícios físicos, ler, estudar, visitar um amigo doente: Isolar no quarto ou local chato por um período; Retirar temporariamente a atividade prazerosa que leva a descumprir as obrigações: playground do prédio, tv, tablete, desenhos, futebol, games; não sair no fim de semana; retirar por um dia o aparelho de som da filha que insiste em manter o volume alto;
Por vezes a correção deverá prolongar-se no tempo como consequência de um fraco resultado escolar, tal como limitar as saídas durante uma temporada, mas sem perder de vista que o objetivo é facilitar os meios para estudar, já que não teria sentido ficar bestando pela casa;
As vias de fato, como bater ou golpear, prejudicam física e psicologicamente a criança, que jamais esquecerá a agressividade para com ela: beliscar, empurrar, gritar, puxar os cabelo;
A ação física de segurar suavemente o braço da criança e levá-la até o local da bagunça para arrumar é cabível, mas sem palavras grosseiras, sem aumentar o tom de voz, sem intimidar. Há mães que em último caso aplicam uma leve palmada no bumbum, mas informam com antecedência à criança que farão isso para dar a entender que tal medida não ocorrerá por ira ou descontrole;
Utilize o dinheiro da mesada da criança para repor ou consertar o que ela quebrou − seja um bibelô, vidro ou brinquedo do irmão −, a fim de que perceba o quanto as coisas custam;
Ajude a criança a viver a virtude da ordem: Indique uma gaveta para guardar as próprias roupas; disponibilize uma mesinha baixa para habituar-se a fazer recortes, desenhos, folhear livros om imagens (esse hábito facilitará o gosto pelo estudo no Fundamental 1). Ganhar hábitos de cumprir os horários: refeições, sono, brincadeiras, asseio: facilitará a aquisição de muitas outras virtudes. Respeitar a ordem e os horários da criança é atitude fundamental para os pais não as desnortearem ou deseducarem.