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- A influência da família é superior à do ambiente.
- Os pais e a vida familiar são fundamentais e insubstituíveis na formação da consciência moral, no desenvolvimento da autonomia pessoal, na formação das atitudes radicais dos filhos perante a vida e no desenvolvimento da verdadeira liberdade deles, que é uma conquista gradual da própria formação que recebem;
MODELO EDUCATIVO
- A atitude de confiança deve empapar todas as relações com a criança;
- Atitude dos pais: otimismo (outorga confiança), simpatia (torna atrativa a pessoa do educador), consideração e apreço (faz a criança sentir que possui qualidades), compreensão (evita os estereótipos ou etiquetas que humilham a criança), aceitação do modo de ser da criança (isso não significa aprovar os defeitos ou deixar fazer o que quiser), mais elogios e menos críticas (não ser resmungão, que cria na criança a sensação de fracasso); acreditem nos filhos;
- Pense nos filhos não como são agora, mas como querem que se tornem e trabalhem em função disso;
- Em educação se deve chegar antes;
- Em educação todo problema tem conserto: estude-o.
- Educar positivamente é atuar com carinho quando seu filho está em “disposição positiva” por ter feito algo bem-feito. Não se esqueça de reconhecê-lo. Esforce-se por atuar assim até isso se tornar um costume;
- A educação através do carinho é mais fácil e eficaz: prove-a;
- O desenvolvimento das capacidades dos filhos influencia mais na educação que a herança genética;
- Educar hoje é diferente de como nos educaram ontem. Basear-se apenas em nossa experiência já não é suficiente;
- Tenha um projeto de vida completo para seu filho que desenvolva sua saúde física, intelectual e moral, a fim de que saiba fazer uso da sua liberdade com responsabilidade;
- Cada filho é único e irrepetível, e precisa ser educado de um modo pessoal. Conheça o seu filho e ajude-o a desenvolver todo o seu potencial, apoiando-se principalmente nos seus pontos fortes;
- Surpreenda seu filho todos os dias: quando este fizer algo bem-feito reconheça, elogie e anime-o;
- Preste atenção às ações boas de seus filhos e reconheça-as para reforçá-las no subconsciente deles como ação boa que deve ser repetida;
- Os pequenos êxitos motivam o esforço;
- Não premie com coisas materiais para não transformar seus filhos em pessoas materialistas e consumistas, e pouco virtuosas.
- Ajudem os filhos a reconhecerem os próprios defeitos;
- Mantenha conversas frequentes com os filhos, com objetivos concretos de melhora pessoal;
- Seu filho é preguiçoso?
- A má vontade
- Chiliques e birras
- Covardias (aprender a defender-se)
- Medos bobos
EVITAR O CONSUMISMO INFANTIL
- Fomente o gosto da criança para bens que não sejam apenas a posse de objetos: leitura de livros infantis; filmes com valores humanos; aprender a apreciar a boa música; aprender um instrumento musical; vá ao teatro infantil, mas informe-se antes de que a mensagem da peça não seja contrária aos seus valores; participe de saraus, que são atividades lúdicas e recreativas para apresentação de músicas, recitação de poesias, leituras de livros ou outra atividade cultural.;
- Visite com a criança exposições de quadros ou esculturas (transforme isso num jogo de encontrar o que viram antes no site do museu. Pergunte sobre o quadro que ela mais gostou, sem demonstrar que teve ou não bom gosto porque o estilo não agradou a você. Pergunte a ela como o pintor poderia também ter apresentado a cena. Ao fixar a atenção nas pinturas, a criança desenvolve o senso de observação para os detalhes e o espírito de contemplação;
- Seja firme diante da insistência da criança quando pede brinquedos, porque ela não sabe o que é melhor para si mesma. Não acostume-a com presentes fora de época, mas apenas nas datas especiais: aniversário, Natal ou outra ocasião que julgue importante.
- Faça para a criança brinquedos de madeira ou embalagens vazias, pois ela terá carinho especial por aquele que o pai ou a mãe fez para ela;
- Antes de ir ao supermercado, combine com a criança sobre os produtos que irão comprar, e o quanto poderão gastar. À medida que um produto vai para o carrinho, faça a conta de subtração junto com ela. Peça a ajuda dela para pesquisar nas prateleiras os produtos mais em conta;
- Programe um passeio mensal para passar o dia fora, a fim de que a criança aprenda a contemplar a natureza: excursão pelo campo para fazer trilhas; chácaras, sítios ou fazendas temáticas com exposição de flores ou plantas; represas; parques; jardim botânico. O zoológico é muito atrativo para as crianças;
FORTALEZA E CONSTÂNCIA
- Os pais devem encorajar as crianças a perseverarem no cumprimento das tarefas chatas, a não serem lamurientas e a não fugirem do esforço a realizar;
SOLIDARIEDADE
- Para que sejam solidárias e preocupadas com os demais, devem cumprir os encargos que no lar foram atribuídos a elas, com a finalidade de manter a casa limpa e ordenada para o conforto e bem-estar de todos. Se obrigadas a refazerem a lição de casa ou a tarefa do lar malfeita, as crianças aprendem a se empenharem desde o início para realizar bem suas responsabilidades.
- Crianças que sabem jogar com iniciativa, também saberão estudar e trabalhar;
- Fomente as virtudes nos jogos e nos esportes;
- A maior parte dos problemas dos filhos podem ser detectados antes de se tornarem problemas;
- Um problema concreto se pode corrigir com um ideal de ordem superior. Potencie a virtude oposta ao vício correspondente;
- Os filhos têm capacidade para entusiasmar-se por ideais de vida verdadeiros, e esta capacidade deve ser fomentada;
- A escolha do BEM torna à pessoa mais livre e evita que a vontade adoeça;
- A vontade cede diante de razões poderosas e verdadeiras.
- O bom exemplo é a base de uma boa educação;
- O exemplo de esforçar-se para melhorar já é um bom exemplo;
- Cada cônjuge deve ajudar a que o outro tenha prestígio (elogie o outro cônjuge, na ausência dele;
- Para os pais, a educação dos filhos é um objetivo. O trabalho profissional é um meio, não um fim. Dedique tempo aos seus filhos;
- A educação é um processo de formação contínua;
- O aprender a educar melhor também é um processo de formação contínua;
- A educação é uma arte e uma ciência, e toda ciência se aprende com esforço;
- Tudo o que vale a pena custa esforço: vale a pena aprender a educar melhor.
- Quando você se esforça para educar melhor, o primeiro a melhorar como pessoa é você.
- Em educação ao prestar demasiada atenção aos vícios, tende-se a aumentá-los: preste mais atenção à virtude contrária que o problema será resolvido;
PLANOS DE AÇÃO PARA APLICAR AOS FILHOS
- Ter “Planos de “Ação” concretos para levá-los à prática com os filhos;
- Os melhores “Planos de Ação” são os que potenciam atos positivos;
- As pessoas necessitam em sua vida desenvolver três projetos, que hão de caminhar paralelamente, unidos em um projeto pessoal de vida: saúde física, intelectual e moral;
OBEDIÊNCIA
- Exige pouca obediência, mas exija-a no fundamental;
- O amor é a base da educação; estude as motivações que o fundamentam;
MEDIDAS DISCIPLINARES OU CORRETIVAS
A medida disciplinar deve ser a via necessária para reparar um mau comportamento, e não um capricho dos pais.
Não teria sentido uma disposição que impedisse de fazer algo bom e útil como realizar exercícios físicos, ler, estudar, visitar um amigo doente:
- Isolar no quarto ou local chato por um período;
- Retirar temporariamente a atividade prazerosa que leva a descumprir as obrigações: playground do prédio, tv, tablete, desenhos, futebol, games; não sair no fim de semana; retirar por um dia o aparelho de som da filha que insiste em manter o volume alto;
- Por vezes a correção deverá prolongar-se no tempo como consequência de um fraco resultado escolar, tal como limitar as saídas durante uma temporada, mas sem perder de vista que o objetivo é facilitar os meios para estudar, já que não teria sentido ficar bestando pela casa;
- As vias de fato, como bater ou golpear, prejudicam física e psicologicamente a criança, que jamais esquecerá a agressividade para com ela: beliscar, empurrar, gritar, puxar os cabelos…
- A ação física de segurar suavemente o braço da criança e levá-la até o local da bagunça para arrumar é cabível, mas sem palavras grosseiras, sem aumentar o tom de voz, sem intimidar. Há mães que em último caso aplicam uma leve palmada no bumbum, mas informam com antecedência à criança que farão isso para dar a entender que tal medida não ocorrerá por ira ou descontrole;
- Utilize o dinheiro da mesada da criança para repor ou consertar o que ela quebrou − seja um bibelô, vidro ou brinquedo do irmão −, a fim de que perceba o quanto as coisas custam;
- Indicar uma gaveta para guardar as próprias roupas;
- Ter uma mesinha baixa para habituar-se a fazer recortes, desenhos, folhear livros om imagens (esse hábito facilitará o gosto pelo estudo no Fundamental 1);
- Ganhar hábitos de cumprir os horários: refeições, sono, brincadeiras, asseio: facilitará a aquisição de muitas outras virtudes. Respeitar a ordem e os horários da criança é atitude fundamental para os pais não as desnortearem ou deseducarem;