Tarefas para crianças

Educar a Vontade dos filhos significa torná-la forte por meio de ações pequenas e constantes que criem hábitos bons.

Estudar, aproveitar o tempo, dedicar-se à leitura, colaborar nas tarefas domésticas, autodomínio, manter em ordens os objetos pessoais, são atitudes que os filhos chegam a viver e a amar quando são estimulados a colocá-las em prática desde a primeira infância.

A Educação da Vontade se fundamenta em pesquisas na área das motivações humanas. Se a criança não estiver motivada a querer estudar, por exemplo, por mais que os pais a obriguem a postar-se diante de um livro, não estudará. A Educação da Vontade é melhor realizada quando se estimulam os filhos em clima de amizade, alegria, confiança e delicadeza.


Os japoneses são exemplares em dar tarefas domésticas às crianças pequenas em vista do bom andamento do lar. Essas tarefas vão fortalecendo a vontade delas.

A sabedoria oriental


Como estabelecer os encargos? Aprendizado genial onde a Lu Azevedo descobriu um importante sistema de distribuição de tarefas da americana Jordan Page e adaptou à realidade de seu lar. As crianças se envolvem e se comprometem de verdade.


Como as crianças podem ajudar em casa


Carolina Braga, psicóloga, explica porque as rotinas são importantes para as crianças e adolescentes e de que modo apresentar a rotina para as diferentes idades.

A importância das rotinas na vida das crianças


Thalita Campedelli tem 4 filhos e explica com extremo bom senso e sentido de observação como foi distribuindo as tarefas do lar. Procura antes fundamentar sobre a importância dessas tarefas para a criança.

Devem as crianças ajudar nas tarefas domésticas?


A Lu Azevedo disse que a criação de rotinas é o pilar da mãe. Quando ela descobriu a importância da rotina, tudo mudou na casa dela, inclusive o sono e o humor das crianças!

A importância de criar rotinas em casa


A Lu Azevedo não podou o uso, mas estabeleceu regras. Fez isso porque as crianças quando mergulhavam em tabletes, TV, e outros eletrônicos, ficavam desobedientes, não ouviam ou quando ouviam se voltavam feito zumbis ou hipnotizadas,

Como diminuí a TV na minha casa

Regras e alternativas para uso de eletrônicos


A paz que dá à mãe ao ver a casa sempre arrumada! Diz a Lu que nunca mais a casa virou um caos, de modo que ela pode estrar tranquila e concentrada em outras coisas, sem aquela cobrança mental: o banheiro tá sujo; preciso limpar os quartos…

10 Dicas pra manter a casa sempre arrumada | Método Fly Lady


Mayara Gaiato sugere racionar com as crianças para que elas descubram por si mesmas as coisas que estão fora de lugar: – Filha, esse quarto não está bagunçado? O que parece que está fora do lugar?
Com isso, as crianças aprendem a pensar por conta própria, sem necessidade de dizer a elas o todo instante sobre o que está desordenado. Também sugere várias tarefas que as crianças podem realizar

Quais são as tarefas que as crianças podem realizar em cada idade?


Trata-se de um quadro de rotina com relógio que a Mayara Gaiato apresenta com a pequena Cecília, sua sobrinha. Trata-se de um quadro colorido com horários de tarefas e lazeres apresentado pela própria sobrinha, que incorporou bem o aprendizado. O visual colorido e as imagens são fundamentais para as crianças se organizarem.

Quadro de rotina para crianças!