Bons modos, saber ouvir, bom humor, sentido de responsabilidade ao cumprir com as obrigações familiares e escolares, respeitar os mais velhos, são qualidades que os pais devem exigir com paciência. A insistência firme e bem humorada diante de cada detalhe que destoa construirá filhos com caráteres atraentes. O ambiente externo à família favorece o desmanzelo, a falta de respeito e cuidado. Os filhos devem aprender a deixar em ordem suas coisas pessoais e o material escolar, ter gosto pela limpeza e ajudar a manter a casa ordenada.
Campos onde o tom humano deve estar presente:
– Saber conversar: não utilizar expressões grosseiras, infelizmente frequentes em vários ambientes, pois expressam falta de educação e de finura espiritual. Não utilizar tópicos, vulgaridades, palavras chulas. É triste comprovar que muitos adolescentes são incapazes de falar com um mínimo de elegância. Ensinar com paciência a saber cumprimentar, saudar e agradecer são formas de caridade que revelam respeito para com os demais.
-Vestir-se com bom gosto em cada ocasião: o adolescente não tem muito em conta que ter um aspecto agradável é um detalhe de caridade com o próximo. Convém insistir desde pequenos que se arrumem imediatamente após jogos ou brincadeiras, ou outras atividades que os levem a descuidar a aparência;
-Comer com delicadeza e elegância: pode-se mostrar graficamente às crianças como falar com a boca cheia, comer com sofreguidão, enfiar a cabeça no prato, sorver a sopa com estridência ou meter as mãos nas panelas para se servir é algo muito feio e desagradável. Ensinar a utilizar os utensílios, a cortar o bife, etc. Em geral, nas escolas as crianças e adolescentes tendem a descuidar este aspecto, o que revela o descaso dos pais.