Este texto resume o vídeo “Esto Es Lo Que Pasa en Tu Cerebro con la Lectura”, de Marian Rojas, psiquiatra espanhola (link para o vídeo no final).

         A leitura é um universo inexplorado que sem fazer ruído se converte em chave-mestra que abre a mente para novas dimensões e nos conecta com emoções e pensamentos que talvez nunca os teríamos vivenciados. Mais do que simples entretenimento, oferece nova forma de ver o mundo. Ler é tempo de qualidade dedicado a si mesmo; é autocuidado e modo de vincular-se à própria essência. Ler enriquece profundamente a vida pessoal ao nos afastar do ruído exterior para voltarmos ao mais profundo do nosso ser. Desde a infância, os contos penetram na nossa vida com força silenciosa: quem nunca se impactou com uma história ou sentiu suas emoções saltarem das páginas?

         CADA HISTÓRIA ABRE NOVOS HORIZONTES. Ao submergir na leitura abrimos uma porta em direção ao vasto universo de conhecimentos e experiências compartilhadas. Mais que hobby, a leitura é conexão profunda com o nosso próprio ser e com o mundo. Cada livro permite explorar contextos culturais, sociais e históricos diferentes, ampliando a perspectiva sobre a diversidade humana. Palavras carregadas de emoções, ideias e significados e são veículos de transformação e convite para entrar no mundo de outros e explorar suas percepções, vivenciar suas emoções e pensamentos que talvez nunca os teríamos, permitindo olhar pelos olhos de outros, sentir o que sentem, pensar desde a perspectiva deles e enriquece a nossa compreensão de mundo. Uma história bem contada ressoa por dentro e transforma maneira de ver a realidade.

         AUTOCONHECIMENTO. Com a leitura nos observamos sob outras perspectivas e descobrimos novas nuances do nosso ser. Na viagem de uma história reconhecemos nossas próprias lutas, carências e anseios; sendo porta aberta para outras realidades que ao ser atravessada encontramos um pedaço de nós mesmos, antes desconhecido. A leitura é processo contínuo de autodescoberta, permitindo explorar temas universais como amor, perda, dor, esperança.

         A leitura é forma de construir a identidade pessoal e de compreender quem somos e o que queremos ser; é ação transformadora que conduz às profundezas do nosso ser. Cada livro mantém um silencioso diálogo conosco e modo de frear o bulício do quotidiano. Mais do que atitude passiva, a leitura leva a sentir, imaginar e refletir. Pode-se passar anos à procura de respostas externas para compreender os nossos sentimentos, mas ao abrir um livro e mergulhar em suas palavras penetramos em um universo que desafia nossa percepção e permite explorar ideias insuspeitadas, experiências alheias e visões da realidade que nunca teríamos considerado.

         TER COMO PRÓPRIAS AS EXPERIÊNCIAS ALHEIAS. Sem o perceber imediatamente, a leitura impacta nosso cérebro ao afetar profundamente nossas emoções, fortalece as conexões neurais e melhora a capacidade de empatia, autorreflexão e autorregulação emocional. Ao ler, são ativadas áreas cerebrais relacionadas à compreensão, emoção e empatia, e cada história permite assimilar experiências de outros como se fossem próprias, desencadeando mudanças internas que contribuem para formar a identidade pessoal, aportar valores e redefinir perspectivas de vida.

         A neurociência revela que ao ler o cérebro sincroniza as áreas responsáveis pelo processamento da linguagem, emoções e percepção sensorial, permitindo viver uma experiência narrativa sem que o cérebro distinga entre ler sobre essa experiência ou vivê-la na realidade. Nas páginas de um livro não lemos apenas uma história, mas absorvemos vivências, exploramos sentimentos desconhecidos e expandimos nossa visão de mundo. Com a leitura vemos através dos olhos de outros, aprendemos com seus erros e acertos, refletimos sobre nossas vivências com base nas experiências alheias.

         Ao ler sobre alguém que sente medo, alegria ou tristeza, os neurônios espelho, que são células cerebrais ativadas quando observamos ou executamos uma ação por imitação, nos fazem sentir as emoções alheias como se fossem próprias. Este fenômeno faz da leitura poderosa ferramenta para desenvolver a empatia, a compreensão emocional e multiplica as perspectivas por observação. Ao ler, somos influenciados por nossas experiências e emoções pessoais, de modo que o mesmo livro impacta diferentemente duas pessoas. A leitura se conecta não apenas com o autor, mas também com o mundo interior do leitor, faz participar de uma cadeia interminável de aprendizagem, do conhecimento coletivo e dos pensamentos e experiências de pessoas de tempos anteriores e contextos diferentes. Esse intercâmbio faz a humanidade aprender do passado para avançar.

         A LEITURA AMPLIA O HORIZONTE EMOCIONAL. Ler permite viver muitas vidas, ser testemunha de aspectos da humanidade, simular vivências e emoções intensas sem riscos. Com a leitura enfrentamos dilemas éticos, compreendemos melhor a grandeza e a fragilidade da natureza humana, exploramos novos pontos de vista e aumentamos a sensibilidade sobre as experiências alheias. O impacto positivo da leitura na saúde emocional e mental é inegável: pode ser bálsamo em momentos de dor, companhia na solidão e bússola nas incertezas; permite deter-se para refletir e encontrar nas palavras dos outros consolo ou resposta às preocupações pessoais em momentos difíceis. Um bom livro oferece perspectiva e serenidade necessárias para enfrentar as circunstâncias pessoais, trazendo alívio e clareza sem que seja um livro de autoajuda.

         Estudos revelam que a leitura reduz o estresse e melhora o funcionamento do humor, sendo ferramenta para o tratamento da ansiedade e da depressão. Ler uma história ajuda a ver as dificuldades desde uma perspectiva diferente e oferece descanso mental em um mundo saturado de estímulos. No campo da saúde emocional experimenta-se uma catarse, liberta emoções reprimidas e desconstrói conflitos internos. Uma história faz chorar, rir ou sentir medo, e permite que as emoções fluam de forma natural e libertadora. Tal processo ajuda a compreender que emoções intensas ou dolorosas podem ter lugar na nossa vida, e nos prepara para as enfrentar no futuro.

         É AJUDA NA BUSCA DA VERDADE. Outra consequência da leitura é tornar a mente crítica e reflexiva ao incorporar diferentes pontos de vista; ensina a analisar, questionar e não aceitar os fatos como se apresentam, mas aprofundar na verdade por conta própria e não por pressões externas; ilumina a mente para pensar por si mesma, a questionar e a sonhar sem limites, oferecendo a oportunidade de explorar conhecimentos que tornam a vida mais rica, sendo convite para se abrir a um mundo de infinitas possibilidades.

         Neste mundo saturado de informações e opiniões, a leitura torna-se ferramenta de resistência, espaço de liberdade para pensar e sentir sem interferências externas; cultiva a autonomia do pensamento, defende as próprias ideias e mantem a integridade mental em meio à sobrecarga informativa.

         CONVIDA A SONHAR. Os textos literários ajudam a encarar os desafios da vida com esperança, pois neles encontramos pessoas que enfrentaram obstáculos, sofreram e lutaram, inspirando-nos a travar nossas batalhas com mais coragem; revelam caminhos que mesmo não sendo fáceis aportam saídas e fazem acreditar na capacidade pessoal de superação para não desistir dos sonhos.

         DESCANSA E TORNA A IMAGINAÇÃO CRIATIVA. A leitura oferece mais satisfação que muitas outras atividades. Desconectar do ruído exterior e mergulhar num mundo que é só nosso, em ato de intimidade e silêncio, transmite paz e refúgio em meio ao caos. Esse isolar-se do mundo exterior é um dos maiores benefícios da leitura, que permite ver a vida serena e profundamente. Com as histórias viajamos a lugares distantes e nos tornamos heróis, exploradores e testemunhas de mundos que existem apenas na mente de quem os criou e na de quem os lê. A imaginação cultivada pela leitura é fundamental para a saúde mental, pois permite sair da rotina e viver experiências que enriquecem a percepção da vida para ver além do evidente, e desenvolve visão ampla e criativa para enfrentar os problemas.

         FORTALECE A MEMÓRIA E A CAPACIDADE DE COMPREENSÃO. A leitura reforça a capacidade de concentração num mundo cheio de distrações, pois implica em esforço consciente de atenção e retenção. Esse exercício melhora as funções cognitivas e mantem o cérebro em forma, pois o ritmo lento da leitura permite assimilar informações e construir estruturas mentais que potencializam a compreensão.

         REFORÇA OS VALORES. Os enredos literários oferecem personagens de todas as épocas que viveram valores universais e imutáveis como fortaleza, fidelidade, solidariedade, honestidade, entre outros. Também mostram a riqueza das diferenças de gostos, capacidades, temperamentos, favorecendo a tolerância e a empatia.

         O poder da leitura transforma e inspira a mente, sendo fonte de crescimento pessoal; é promessa para que oferece um universo a ser descoberto. Cada história deixa marcas na mente, aporta ideias e sentimentos que se integram à nossa experiência de vida. A leitura cria lições que nos acompanharão pela vida. Na juventude buscamos aventuras; na maturidade, reflexões profundas. Em qualquer estágio, a leitura se adapta às nossas necessidades e oferece inspiração, consolo ou simplesmente um respiro.

         Em conclusão, o poder da leitura é imenso e transformador: conecta-nos com o profundo de nós mesmos, explora as complexas experiências humanas e oferece inspiração e paz. A leitura permite viver múltiplas vidas em uma só; brinda a oportunidade de ver o mundo através de inúmeras perspectivas e de nos enriquece em cada página. A leitura é poderosa ferramenta para construir uma vida plena de sentido, pois cada história oferece um potencial de mudança, um despertar para novas formas de se viver.

Marian Rojas: vídeo “Esto Es Lo Que Pasa en Tu Cerebro con la Lectura”, link https://www.youtube.com/watch?v=5qpCeGKiemM

O Autor

Gostou deste Boletim?

Se puder contribuir com nosso trabalho, envie sua contribuição para o PIX: 

ariesteves.pedagogo@gmail.com