Virtude importante que os pais devem ajudar os filhos a conquistarem é a rijeza, que evita a frouxidão ou a fuga do esforço devido à debilidade da vontade ou falta de gosto para cumprir as obrigações. Para o adolescente frouxo, qualquer exigência, por menor que seja, é considerada árdua tarefa. A carência de rijeza leva à fraqueza diante da obrigação de estudar, fuga para cumprir encargos no lar ou para enfrentar qualquer dificuldade: ou seja, o adolescente se torna escravo de seus sentimentos, que o fazem agir só diante do que é fácil ou gostoso de se fazer. É preciso ensinar aos adolescentes a serem rijos e não se deixar levar pelos seus instintos ou paixões momentâneas, tal como os animais, dando a eles razões ou argumentos sólidos para ir esclarecendo a inteligência.
A rijeza se conquista ao começar a viver os seguintes pontos:
– Minuto heroico de levantar pontualmente pela manhã, sem conceder um minuto a mais à preguiça. Viver esse minuto heroico nos fins de semana também, inclusive nas férias escolares. À noite, respeitar também o horário de ir para a cama.
– Rijeza de espírito que leva a evitar queixas diante de qualquer incomodidade (pequena dor de cabeça, calor, uma comida que não aprecia), ou queixar-se quando solicitado a realizar alguma tarefa que não gosta.
– Constância de Ir até o final da tarefa iniciada, sem desistir no meio do caminho por falta de gosto. Ter presente de que a “novidade” é sempre atrativa, mas a virtude não está em iniciar algo, mas em concluí-lo.
– Ordem e limpeza é o cavalo de batalha para muitos adolescentes, pois tendem a guiar-se pelo mais cômodo, pela lei do gosto ou do menor esforço. É preciso ajudá-los a raciocinar sobre a importância de se auto exigirem para cumprir os encargos que lhes foram estabelecidos: ordem no quarto, armários e objetos pessoais; enxugar o banheiro após o banho, lavar os próprios tênis; estudar no horário combinado, etc., pois tais tarefas fortalecerão a vontade deles par metas mais alta. Os pais não devem fazer esses serviços para eles, para que não se sintam reizinhos ou senhoritos da época do império.
– Posturas: permanecer sentado e não tombado em poltronas ou sofás, a fim de combater a excessiva comodidade que se manifesta no hábito de estar sempre na horizontal em casa.